Avançar para o conteúdo principal

12 de junho

Hoje sou Anne Frank,
a menina talentosa, extrovertida e observadora que só queria viver.
Sou a defensora da LIBERDADE e dos DIREITOS HUMANOS. Sou a apologista da JUSTIÇA.
E quando falo em LIBERDADE, falo em valores que a coroam como o RESPEITO pelo Outro, a Inclusão TUA mas,também,MINHA. Porque quando libertinamente pões em causa os meus Direitos, perdes TU a liberdade de proclamares a tua liberdade e de a viveres em paz.
Quem és TU para me ofenderes irrefletidamente quando sabes que a par da Liberdade está a Responsabilidade que assumiste cumprir? Porque ser livre não é agir espontâneamente só porque o quiseste fazer. Não és único no mundo. Outros o partilham contigo. Assim, cultiva a tua Dignidade e não prejudiques a Liberdade alheia.
Se cada um se colocasse ( de vez em quando) no lugar do Outro, saberíamos o que é a Liberdade.
Não o fez a ideologia hitleriana que se achou Senhora do mundo e condenou um povo ao sacrifício.
Século XX, igual a Homem Racional. 
Que ironia!!!
Mais de um milhão de crianças foram mortas só porque sim! Só porque se acreditava na superioridade de uma raça - a ariana! Havia ( no entender nazi) de preservar-se o património genético dos alemães. Os outros, sem " pedigree", seriam abolidos da face da Terra!
O valor fundamental de um ser humano não estava na sua individualidade, mas no grupo racial a que pertencia. 
E, por isso, aconteceu o Holocausto.
No século XX...
Ao longo dos tempos, histórias macabras, onde o egoísmo e a insensatez imperam, marcaram a Humanidade. Houve sempre um ou dois ou três senhores que encarnaram a escuridão e as trevas...
" Apesar de tudo, continuo a acreditar na bondade humana" dizia Anne.
Também eu creio, " apesar de tudo".
Bem haja aos que insistem em lutar por um mundo melhor e pôem em causa a sua própria existência.
São os que não se mascaram, os que não se escondem em vielas pouco recomendadas ou em palácios de vidro. São os heróis de um mundo que penso, por vezes, perdido porque distante da noção Humanidade.
São os que encarnam o sonho de Martin Luther King, a abnegação de Madre Teresa de Calcutá, a resistência de Nelson Mandela, de Malala Yousafzai, a generosidade de Gandhi, de Dalai Lama, a coragem de alguns médicos Sem Fronteiras e dos missionários que se libertam das amarras do materialismo para socorrerem o próximo, o irmão sem nome.
Creio nesse HOMEM / MULHER / CRIANÇA,que se erguem todas as manhãs e se vestem de Fé, Esperança e Caridade.


( Celina Seabra)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

DRAGÃO DE FOGO

Um gigantesco  incêndio  lavra o meu país. É tão pequeno, este cantinho à beira-mar, e tão grande o dragão que há já alguns dias Tomou posse deste pequeno jardim… É um ser feroz, uma alma diabólica, egoísta, Que saiu das profundezas do inferno Onde estivera hibernado, e teima em fustigar de labaredas cintilantes um cantinho que já fora verde, muito verde, quase de encantar… A cauda chamejante, magnânima,  serpenteia  o meu Portugal E a alma diabólica, impetuosa, continua a criar paisagens dantescas. E sobre nós, um céu de bronze, asfixiante… As noites surgem  avermelhadas e fuliginosas Como se tivessem acendido milhares de archotes. Ao redor, paira a cinza e as faíscas queimam as fagulhas Que já foram pinho… Mas o dragão não é fácil de atacar. Cavaleiros da paz constroem armadilhas e lutam Dia e noite a fim de vencer a Besta. Vidas são dizimadas, ceifadas como ervas daninhas… Ao dragão nada importa a não ser o prazer...
Entre a gente também há solidão. - Foram mais ou menos estas as palavras da Raposa ao Principezinho. Sábia afirmação. Sorriso pintado é colocado tantas vezes para disfarçar o smile da tristeza, do vazio. Hoje ninguém está só. O ruído atordoa quem se extingue por dentro. A diferença preenche o desequilíbrio. Mais uma madeixas diferentes, uns tattoos extravagantes, uma maquilhagem exuberante e uma indumentária de outro mundo e ficamos sãos! Somos o que vendemos por fora e encobrimos os sentimentos que só angústiam e não resolvem a qualidade de vida. A solidão não faz amigos. Vende-se a felicidade e arranjam-se mil formas de preencher o vazio que se encharca com comprimidos, com alucinógeneos, com apostas miraculosas, com tecnologias diversas que nos encantam, absorvem e cansam... E precisamos de dormir. Não é preciso pensar. Embebedamos a Razão que é má companhia. A tristeza é barreira ao sucesso e o mundo é dos que constroem sucesso e aparentam ser Tão Felizes! (CELINA Seabra)

Pobre vs Rico

" Não peças a rico E não prometas a pobre"... Nunca o provérbio - voz do povo - esteve tão próximo da realidade do meu Hoje. Rico não dá. Queixa-se. Pobre não esquece. Necessita. Rico olha para ti apenas quando deseja extorquir-te alguma coisa. ( " Come a tua carne e despreza os teus ossos". Porque não tem dentes? Porque tem mais olhos que barriga.") Pobre olha para o chão e conta os seus passos no caminho que é de todos. Por vezes, não os distingue. Esquece-se de que são os seus. Rico nunca rouba. Serve-se do dinheiro dos outros para criar o seu império. Pobre pede ou envergonha-se de pedir... Rico tem sempre razão. Ai, daqueles que não lhe derem atenção! Pobre erra. Pede desculpa, titubeia e esconde o rosto na sua própria mão... Rico acha-se rei e pensa estar acima da lei. Pobre conta os trocados para pagar as contas ao Estado. Rico é capitalista. Acumula riquezas com o suor do proletariado. Pobre acha-se socialista. Na verdade, ele é um ideal...