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Alunos de treta = Ensino de treta

25 anos a ensinar.
Dedicação, trabalho, empenho... trabalho, mudanças, adequação aos novos programas, ao novo acordo ortográfico, novos manuais...e melhorias não vejo nenhuma. Ano após ano, assisto à queda do ensino e à imposição de diplomas de final de curso a alunos que mal sabem escrever uma carta ou um relatório.  Há uma década  que me confronto com um ensino cada vez mais desgasto e insalutífero. É um ensino bom para professores baldas e alunos baldas! Mas eu que não consigo fazer as unhas durante as aulas e que odeio que me virem as costas e falem quando estou a falar?! Os meus progenitores ensinaram-me a respeitar. Aconselharam-me a ser humilde e íntegra...
Já chorei muito. Já tive medo. Já coloquei em segundo plano a minha família e a minha saúde mental para prosseguir com aquela que escolhi para  profissão. Hoje tornou-se um " mau" carma.
E eu ainda amo esta profissão. Dessem-me atenção e então, vibraria!
Mas os meninos de hoje ( e falo nos mais velhos, sobretudo. Naqueles que têm idade para ter consciência.) não respeitam o professor.
Culpa de quem?
Porque nos maltratam assim?
Expliquem-me que  diferença  existe entre esta profissão e a do médico, do engenheiro, do juiz, do mecânico, do carpinteiro, do trolha?
Primeiro, no gabinete do " senhor doutor" não colocam os pés em cima das cadeiras; não falam aos gritos e não dizem palavrões. O médico trata-lhes da saúde.
Em frente ao Sr. juiz fazem a vénia, se não espera-os o cadastro no seu registo criminal.
Ao mecânico, ao padeiro e ao mestre de obras, prestam atenção...
Por que não fazem o mesmo na escola e numa sala de aula?
O professor cura da ignorância.
O professor escuta-os quando querem desabafar.
O professor aconselha-os.
O professor deixa que se expliquem, que exponham as dúvidas...
O professor passa-lhes a mão pela cabeça quando esta lhes dói:
O professor coloca-lhes o seu próprio creme hidratante quando estes se queixam de uma picada de insecto.
O professor tem sempre lenços de papel para assoarem o nariz.
O professor partilha o seu lanche quando estes não o trazem.
O professor avisa a CPCJ quando os meninos são maltratados.
O professor ensina, trabalha, educa...
Quem o ajuda a ele?
O ensino profissional é paupérrimo, desgastante e foi uma invenção de alguém ( os tais que nunca deram aulas HOJE) para salvar o insucesso escolar. Atualmente, nestas turmas, impera a desorganização, a preguiça e a falta de educação. 
O professor passou a ser um fantoche nas mãos destes "meninos" que querem ser respeitados, mas que não respeitam. O professor é um jogo de dardos e a conversa sensata que se poderia ter com estes discípulos " é de treta"! Não levam o estudo a sério e olham para o professor como se fosse uma aberração.
" Má-educação? A stora está a chamar-nos mal educados? O quê? Colocar os pés em cima das mesas como se estivesse na cama, é ser mal-educado?" " Vá-se lixar, stora!" " Asneiras? E o que é que tem? Elas não existem no dicionáro?" 
E há risinhos que se espalham pela sala quando deveria permanecer o silêncio São os maiores! Podem fazer tudo, dizer tudo, falar alto, ignorar a marioneta- professora que está ali a ganhar o tostão, escarrar no chão, peidar-se ( peço desculpa, deixar expelir alguma flatulência), comer às escondidas e negar " a pés juntos " que não o fizeram ( e a mochila está aberta e deixa ver um pedaço de pão ou um pacote de bolachas), conversar de temas que só lhes dizem respeito, pensar onde vão almoçar, falar de motos, de motores, de vendas e compras, de fotos e telemóveis "riquérrimos"! Bater a porta quando são convidados a sair da sala de aula...
De quem é a culpa, alguém é capaz de me explicar?
Porque é que a profissão de professor desceu tão baixo?
Quem nos respeita? Quem cuida de nós?
Apetece-me fazer uma espécie de Manifesto anti-Dantas e dizer:
"Basta, Pum, Basta!"
- Não ao ensino de treta! - Pum!
- Não à falta de educação! - Pam!
- Não ao insucesso! - Pim!
- Abaixo os que se lembraram de conduzir os alunos para estes Cursos quando o que eles querem é mandriar!
- Abaixo toda a papelada que sufoca os diretores de turma e que não passa apenas de papel. Porquê tanta minúcia com este tipo de ensino?
Concluem o 12º ano, mas não sabem escrever sem erros ortográficos; não sabem ler sem gaguejar ( e não é de vergonha!Hoje a timidez e a humildade já não se usa!); não sabem falar sem usar meia dúzia de palavrões; não sabem fazer contas; não sabem usar a memória; não são criativos...
O Sr. Presidente da República disse que era preciso "eliminar o preconceito em relação ao ensino profissional", " que não deve ser visto como uma segunda oportunidade!" Mas esqueceu-se de referir que deve ser, também, honrada a profissão daqueles que estão sujeitos o dia inteiro não só à poluição sonora, mas também à poluição verbal!  Esqueceu-se de dizer que os mais velhos são símbolo de sabedoria e merecem ser escutados. Esqueceu-se de apontar uma medida para as primeiras semanas de aula: educar civicamente, como fazem no Japão. Esqueceu-se de dizer que " cada macaco em seu galho" e que há regras que deveriam ser cumpridas. Esqueceu-se de apontar medidas mais severas para quem insulta, afronta, blasfema, enxovalha quem tudo faz para ensinar.
Basta!
PUM!

( Desabafo de um professor)

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